terça-feira, setembro 11, 2007

Bloggers de todo o mundo, uni-vos

Para quem não teve a oportunidade de disfrutar da Festa do Avante como teria gostado, porque ficou a trabalhar por cá ou porque foi trabalhar para lá, aqui fica uma hiperligação para saltar ao som da Carvalhesa:

http://www.youtube.com/watch?v=3ILYx0qewm0

Sónia

Hóquei no campo

Eurohockey Nations Challenge II Men
Predanovci, Eslovénia








andré

quinta-feira, setembro 06, 2007

O futuro fica lá à frente?

Nesta altura em que o ano lectivo reabre em muitas escolas, noutras é época de fecho. Queria sublinhá-lo recordando as notícias que, há algum tempo atrás, saíram a público sobre o fecho da EB2,3 Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias (Monção).
O encerramento da Escola em si não singulariza a notícia entre - infelizmente – muitas outras notícias do fecho de – infelizmente – muitas outras escolas pelo país fora. O que me faz trazer aqui esta situação em particular é o que a respeito da escola de Pias li em devido tempo no editorial da revista do meu sindicato (SPN informação, n.º17, Julho de 2007). O que torna esta situação especial é que esta mesma escola que o Ministério da Educação se propôs encerrar recebeu um prémio internacional de qualidade educativa atribuído pelo Conselho Ibero-americano em Honra da Qualidade Educativa. Passo a transcrever uma passagem do que li: “a única dúvida que persiste é saber se haverá representantes da EB2,3 de Pias na cerimónia de entrega do galardão atribuído, que vai ter lugar no Panamá, nos dias 13 e 14 de Setembro. Se essa presença se confirmar, será curioso saber a reacção das instituições oficiais promotoras do prémio, como Ministérios da Educação de países sul-americanos e a UNESCO, que vão entregar um prémio – anunciado como 'o mais importante reconhecimento outorgado a distintos e prestigiados profissionais e instituições líderes da educação ibero-americana, que promovem os valores éticos nas respectivas especialidades' - a uma escola que já não é, em nome da racionalidade.”
Mas não só em nome da racionalidade se diz fechar a escola: fala-se também em modernidade; fala-se em transferir docentes e discentes para instituições mais modernas e mais eficazes. Acontece que, em alguns desses casos, não se está a mudar para melhores escolas, mas sim para escolas tão boas, tão más ou piores que as de origem. Em alguns desses casos, os alunos têm que que percorrer maiores distâncias e por caminhos menos seguros que anteriormente. É verdade que, noutros tempos, as crianças – e bem pequenas – percorriam descampados e matos para ir à escola ou mesmo para trabalhar. Mas não são estes “tempos modernos”? Provalmente sim, mas à semelhança dos que Chaplin retrata no seu fabuloso filme.
Preferia ter-me “estreado” no blog com um tom menos amargo. Preferia ter falado de música ou de outras coisas de que gosto, mas, enfim, sou professora e não perdi a capacidade de indignação – algo para que sim se deveriam definir serviços mínimos...

Sónia