sábado, junho 09, 2007

Song to the moon



Esqueçam o vídeo. Ouçam a voz.

evva

Domingo, 10 de Junho: Há quem lhe chame a 'diva pop'. De facto, o vídeo chiclete-deita-fora-sem-demora faz pensar o pior, mas, excentricidades à parte, esta é a melhor interpretação da ária da Rusalka, de Dvorak, que ouvi desde a Lúcia Popp, que é quem a interpreta na gravação que tenho cá em casa e que também podem ouvir aqui.


Rusalka foi a penúltima das óperas compostas por Dvorak. O enredo tem como protagonista uma ninfa das águas que se apaixona por um príncipe humano e que pede a uma feiticeira uma poção que lhe permita tornar-se humana e poder amá-lo. Em troca, deverá permanecer muda e o príncipe sempre fiel. A quebra de qualquer uma destas condições poderá provocar a morte de ambos.


Após consultar o pai sobre o desejo de se tornar humana e desposar o príncipe, a ninfa dirige-se à lua:

Mesiku na nebi hluboken
Ó, lua, bem alta no profundo céu,
Svetlo tvé daleko vidi,
A tua luz avista regiões distantes,
Po svete bloudis sirokém,
Viajas através do vasto,
Divas se v pribytky lidi.
vasto mundo, perscrutando os lares.
Mesicku, postuj chvili
Ah, lua, queda-te por momentos,
Reckni mi, rekni,
Diz-me, ah, diz-me
kde je muj mily
Onde está o meu amado!
Rekni mu, stribmy mesicku,
Diz-lhe, por favor, lua de prata no céu,
Me ze jej objima rame,
Que eu o abraço fortemente
Aby si alespon chvilicku
E que ele deve, ao menos momentaneamente,
Vzpomenul ve sneni na mne!
Lembrar-se dos seus sonhos!
Zasvet mu do dalekaI
lumina esse local distante,
Rekni mu, rekni
Diz-lhe, ah diz-lhe
kto tu nan ceka!
Quem o espera aqui!
O mne li dushe lidska sni
Se ele estiver a sonhar comigo,
at' se tou spominkou vzbudi!
Que essa memória o desperte!
Mesicku, nezhasni, nezhasni
Ah, lua, não desapareças,
mesicku nezhasni!!
Lua, não desapareças!
zasvet mu
Ilumina-o,
Rekni mu, rekni
Diz-lhe, ah diz-lhe
kto tu nan ceka!
Quem o espera aqui!
O mne li dushe lidska sni
Se ele estiver a sonhar comigo,
at' se tou spominkou vzbudi!
Que essa memória o desperte!
Mesicku, nezhasni, nezhasni
Ah, lua, não desapareças,
mesicku nezhasni!!
Lua, não desapareças!

5 comentários:

Esplendor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esplendor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esplendor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esplendor disse...

Esta não é aquela soprano de leste que agora anda a pôr toda gente com a cabela a andar à roda?
Contrariamente ao habitual, esta rapariga é bastante vistosa e mantem uma silhueta impecável (num ambiente menos clássico eu diria que ela tem um corpinho bem giro tal como o da Callas já o era) e canta maravilhosamente bem (tem uma voz do carágo!).
E pronto, mais um exemplo da sexualização dos artistas clássicos, sobretudo os do sexo feminino.

andré

Esplendor disse...

É ela, sim senhor, a Anna Netrebko. Ia escrever mais qualquer coisa, identificar a voz, a ária, etc, mas já estava atrasada para o Zodiac. Vou já tratar disso.

Bisou

evva