sábado, junho 02, 2007

You Tube Addicted

E aqui vai mais uma pérola, Jacqueline Du Pré, com 22 anos, a interpretar o primeiro andamento (Adagio - Moderato) do concerto para violoncelo de Elgar (1857-1934), conduzida pelo marido, Daniel Barenboim (só porque não consegui encontrar no you tube o concerto em que Jackie é dirigida por John Barbirolli).

Jacqueline tocará com o stradivarius que lhe foi oferecido por um anónimo, em 1964?



Du Pré nasceu em 1945 mas teve de abandonar a carreira de concertista aos 27 anos, quando lhe foi diagnosticada esclerose múltipla. Faleceu na década de oitenta.

Foi uma intérprete prodígio (ganhou o prémio Guilhermina Suggia com apenas 10 anos) e estudou esporadicamente com Pablo Casals, o recentemente falecido Mstislav Rostropovich e Paul Tortelier. Rostropovich terá dito um dia, quando um jornalista lhe perguntou por que não gravara ainda este concerto de Elgar: «Para quê, se Jackie já o gravou?».

Para ouvir o segundo e terceiro andamentos, clicar aqui.

evva

3 comentários:

Esplendor disse...

Nem a brincar.
Sabes que hoje é o aniversário do Elgar, comemorado em Londres e na cidade onde nasceu (nem sabia que ele era inglês…).

Isto é lindíssimo!

Ouve lá. Que história é essa de teres as gravações japonesas do KJ?

Bisou

Esplendor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Esplendor disse...

Já não me lembro bem quem me ofereceu os concertos japoneses do KJ, mas talvez um emigrante inglês presenteado com um Ipod no Natal... :).

Não sabia que hoje se festejava o aniversário de Elgar. A gravação em que Du Pré é dirigida por Barbirolli é a de referência, mas creio que não há qualquer registo vídeo. Para além da assombrosa interpretação de Jackie (ela É o Concerto para Violoncelo de Elgar) o que me faz adorar esta gravação são os olhares trocados entre ela e Barenboim, a grande cumplicidade entre os dois.

Bisou

evva