terça-feira, dezembro 05, 2006

Grande gente assuada em Camaalot

Lancelot e Galaaz
(Iluminura do Manuscrito BN fr 116 f. 667)


Nas últimas semanas, têm aqui chegado através de motores de busca portugueses e espanhóis (sobretudo da Catalunha), várias pesquisas intituladas Vespera de Pinticoste foi grande gente assuada em Camaalot..., assim mesmo, ipsis verbis, tal como se encontra no manuscrito 2954 da Biblioteca Nacional de Viena.
Caros visitantes, sejam bem-vindos. Neste blog reunem-se verdadeiros entusiastas dos textos arturianos em prosa. Se quiserem conversar sobre os cavaleiros da Távola Redonda, dissertar sobre os amores de Lancelot e a rainha Genevra, ou de Tristão e Iseu, o lugar de Boorz de Gaunes na linhagem do rei Ban, a sabedoria do rei Bandemaguz, os percursos de Galaaz, Galvão, Perceval e demais cavaleiros, partilhar leituras, convicções, loci critici... chegaram definitivamente a Corberic e têm à disposição a caixa de comentários ou o endereço electrónico indicado no perfil. Podem ter a certeza que, deste lado, haverá sempre alguém interessado em responder.

evva

2 comentários:

menina-m disse...

ora bolas...e eu que tinha construido uma imagem mental muito mais bonita do galaaz e do pai dele...assim não dá! é por isto que não gosto de livros ilustrados =P

é bom saber que há cantinhos na net para falar destas coisas.


ps. amanhã vou de manhã para a fac. (ajudar uma colega com história da língua), mas se lá estiveres ainda falava contigo. temáticas estranhas...
beijinhos!

Esplendor disse...

Chego à faculdade às 10h30, com mais um carregamento de livros para o armário. Vem ter à sala a essa hora e traz a tua colega, lá estarei a trabalhar com a Simona e, como bem sabes, história da língua também é um assunto que nos apaixona.
Quanto à imagem, habitua-te, é até das mais lisonjeiras que tenho encontrado, mas o que me encantou nela é representar dois cavaleiros a beijarem-se e, apesar de se tratarem de pai e filho e estes gestos de afectividade entre cavaleiros serem tão frequentes nos textos arturianos, não deixa de se tornar bizarro aos olhos menos informados dos dias de hoje. E é uma iluminura do ms. BNfr.116, que contém matéria do ciclo do Pseudo-Boron!
Bj
evva