sábado, novembro 24, 2007

O combate do ano: VPV x MST




Caso ainda não tenham reparado, alguns media portugueses, talvez por falta de assuntos interessantes para cobrir, ou incapacidade de os encontrar (ou até por diversão… quem sabe…), têm gasto os seus recursos a alimentar e divulgar o combate entre Vasco Pulido Valente (VPV) e Miguel Sousa Tavares (MST).
Tudo parece ter começado a propósito de uma crítica que o primeiro terá feito a um livro do segundo - intitulado Equador -, crítica essa que, segundo MST afirma, VPV terá feito sem primero ter lido o livro.

O combate parece estar a processar-se da seguinte forma:
MST: entrevista no Expresso, artigos no DN, entrevista no programa Pessoal e Transmissível da TSF.
VPV: coluna semanal no Público e, hoje, artigo de profundidade do suplemento P2 do mesmo jornal, que parece ter sido escrito a pedido do próprio jornal (???!!!).

Como se pode ver, cada um faz uso dos recursos ao seu dispor, naquele que é, porventura, um dos casos mais interessantes de absoluta irrelevância jornalística.
Não percam os próximos episódios desta fantástica saga. Já estou a imaginar daqui a uns anos, uma edição especial do Prós e Contras em que a coitada da Fátima passará a maior parte do seu tempo a evitar que VPV e MST se peguem à bengalada. A não perder!

andré



PS: para uma próxima oportunidade fica outro caso, talvez mais interessante de analisar: o combate obsessivo de José Pacheco Pereira (JPP) à actual liderança do seu partido - o PSD - em particular ao seu líder, Luis Filipe Menezes (LFM).
PS2: a continuar assim, antes de iniciar os posts, terei de fazer uma lista de abreviaturas…

2 comentários:

Esplendor disse...

Não sei se esta polémica será de todo irrelevante. Não tenho conseguido acompanhá-la de perto (só tive acesso a testemunhos indirectos) mas tenciono ler o texto de VPV, se o jornal ainda não tiver esgotado quando conseguir abandonar o computador. Se a discussão se afastar de ataques pessoais e se centrar em questões de âmbito literário é muito bem-vinda e MST não deve ter receio da crítica. Quem anda à chuva...

evva

clarinda disse...

pois já leste a tal crítica de vpv a rf do mst? Vale bem a pena. justamente porque trata de questões de âmbito literário e não só.