sábado, abril 12, 2008

A propósito de Beowulf



Há filmes que enganam e este é um deles.
Com saudades do cinema e á procura de qualquer coisa para ver, um gajo olha pra este título, dá uma vista de raspanço no cartaz e começa e pensa de imediato: qua raio da nome. Biological wolf? Be a wolf? Um gajo todo musculado? dass…
Mas um gajo é curioso (e lembra-se dos bons velhos tempos do Conan o Bárbaro) e lá vai ver quem entra aqui. Anthony Hopkins. Malkovich. Um gajo chamado Ray Winstone que representa o tal Beowulf. Ah. E a Angelina Jolie (que geralmente serve como critério de exclusão na escolha de um filme). E um gajo pensa: mais uma pessegada com um ou dois bons actores a servir de isco (lembra-se de uma ou duas e pronto, as razões para ir ver o filme são iguais a 0).

Mas eis que a vida dá as suas voltas e passados alguns dias, ainda com saudades do cinema e no meio de mais uma busca infrutífera, um gajo dá de frente com uma crítica sobre o filme (o tal Beowulf) no site do cinema.
Fala da construção do mito do heroi, passa-se na idade média, e está cheio de CGI (um gajo vai ver o quisto é, e descobre que CGI quer dizer computer generated image, uma técnica utilizada num outro filme, o Polar Express).
Por esta altura (antes de saber o que era o CGI e da ligação com o Polar Express) um gajo que já estava a ficar motivado, perde logo o power todo. O quê?! Mais uma dessas animações ambivalentes? Tipo Final Fantasy, que nem é carne nem é peixe? Nem pensar! Não vejo.
… o tipo que fez a crítica devia masé estar a querer vender bilhetes. Isto é mais um daqueles filmes pós Senhor dos Aneis que não sendo igual, não é coisa nenhuma.

Pois é…
Mas há dias em que um gajo se sente mais fraco, com vontade de ver um filme para não pensar… e eis que cai na tentação. O bilhete na associção de estudantes só custa 2 libras… as saudades do cinema… e pronto. Lá vai um gajo ver o Beowulf.
E no fim do filme, um gajo pensa: há filmes que enganam. E este é um deles.

Ok. Eu continuo a não gostar da animação ambivalente. Não vale a pena tentarem convencer-me dos méritos daquilo.
Mas o tipo da crítica, apesar estar a tentar vender bilhetes, tinha mesmo razão. O filme, passado na idade média, em terras da Dinamarca, centra-se de facto sobre a construção do mito do heroi. Mas faz mais do que isso. Contextualiza-a num momento histórico que exprime de forma muita clara a nossa necessidade de herois. E neste caso a animação permite mostrar em simultaneo um universo de personagens "reais" e um outro em que a imaginação (necessária e inerente à criação e à promoção das histórias) domina. Ao contrário de filmes como o Senhor dos Aneis, onde o discurso é dominado pela ficção, em Beowulf os problemas do dia-a-dia estão presentes, numa alusão ao que poderiamos supor que fosse a realidade da época.
Daí que, no fim de contas, não sendo nenhuma obra-prima, o filme é um bom achado.
E um gajo pensa: o resto da noite vai saber muito melhor.


andré


PS: Podem ver o trailer de Beowulf aqui. Não confundir este filme com Beowulf & Grendel cujo trailer pode ser visto aqui.

Sem comentários: