sexta-feira, julho 18, 2008

Boa sorte Carlos!


Foto de Enric Vives-Rubio, no Público de 17 de Julho de 2008

Não há muitas figuras do desporto nacional pelas eu sinta simultaneamente respeito e admiração. Enfim… não é que a nossa opinião conte para nada na vida de pessoas que se conseguem evidenciar mas não é por chegarmos a adultos que nos deixamos de identificar ou de referenciar nas atitudes e comportamentos de pessoas que são um bocado mais conhecidas do que nós.

Carlos Queiroz é talvez o mais qualificado e aquele com maior palmarés de entre todos os treinadores portugueses da actualidade. O seu trabalho com selecções nacionais inclui o título de campeão do mundo sub20 com Portugal em 1989 e 1991, o apuramento da selecção de Africa do Sul para o mundial sénior de 2002, e a elaboração de um plano de desenvolvimento do Futebol nos EUA com vista ao Mundial de 2010. É por muitos considerado o principal responsável pela organização dos escalões de formação da selecção nacional que esteve na origem da chamada "geração de ouro" da qual fizeram parte entre outros Luis Figo, Rui Costa e João Pinto.
Enquanto treinador de clubes esteve no Real Madrid, no Sporting, no NY/NJ Metro Stars (EUA) e no Nagoya Grampus Eight (JPN). Actualmente era treinador adjunto do Manchester United onde foi campeão de nacional e campeão europeu de clubes (Champions League).

Para além do seu currículo de treinador, Carlos Queiroz tem também trabalhos publicados ao nível da organização do jogo de Futebol que constavam do currículo da cadeira de Futebol na universidade onde me licenciei. Apesar de não poder ser qualificado como um académico, esta combinação entre a boa investigação e excelência no trabalho prático não é comum do desporto nacional. O único exemplo de comparação de que me lembro é o de Jorge Araújo no Basquetebol.

Já passaram muitos anos desde a sua saída intempestiva da selecção nacional e grande parte do seu palmarés foi alcançado a seguir. Entretanto o patamar de exigência em relação à selecção nacional e à performance do futebol português aumentou.
Pode ser que desta vez as coisas lhe corram melhor. Eu fico a torcer para que sim.


andré

Sem comentários: