Revogação já!!!
Os Professores e Educadores abaixo-assinados, exigem a revogação do actual estatuto da carreira docente – ECD do ME – imposto contra tudo e todos, na sequência de um processo aparentemente negocial, dada a quantidade de reuniões realizada, mas no qual o Ministério da Educação recusou alterar o que de mais negativo apresentou logo na primeira reunião: a fractura da carreira, um regime de avaliação do desempenho sem conteúdo pedagógico, a existência de uma prova de ingresso na profissão, uma carreira ainda mais longa. Um estatuto para o qual verteram, ainda, algumas das medidas mais negativas impostas no âmbito da Administração Pública, tais como o roubo do tempo de serviço ou o agravamento dos requisitos para a aposentação.
Face a esta situação, os docentes exigem a revogação do ECD do ME e a aprovação de um ECD que dignifique e valorize a profissão docente. Um verdadeiro Estatuto que:
Consagre a existência de apenas uma categoria de Professor; Garanta a contagem integral de todo o tempo de serviço prestado; Estabeleça um modelo de avaliação pedagogicamente construído, tendo em conta a especificidade do exercício profissional da docência; Valorize a componente lectiva, expurgando do horário dos docentes os cada vez maiores tempos destinados a tarefas burocráticas e outras actividades sem interesse pedagógico; Elimine todos os mecanismos criados para afastar da profissão, docentes que são necessários às escolas, designadamente a espúria prova de ingresso.
4 comentários:
Desconhecendo o significado da sigla PD a iniciar o último parágrafo do post, logo após a assinatura, gostaria de ser esclarecida quanto ao alcance da última exclamação: em que é que não se pode 'tocar'? Na sigla FENPROP ou nos sacrossantos sindicatos, na maioria das vezes os principais responsáveis pela desunião dos professores (ia escrever 'classe docente', mas o substantivo causa-me alergia) e pela inexistência de uma Ordem que nos integre a todos? É que quando ouço o vocativo 'reacças e facholas', levanto-me e digo 'Presente!'.
evva
PD = "post datum", minha cara. De há uns tempos para cá recuso-me a usar "post scriptum" (PS)- vá-se lá saber por que razão...
Já que a amiga não agarrou a deixa, pego eu própria nela:
ECD = Educadores Com Depressão (claro... damos aulas...) ou Estamos Com Dívidas (claro... com o que andamos a perder em poder de compra..), ou Estatuto? Cadê Dele? (claro... com a perda de autoridade...). Para o ME lembro-me de muitas hipóteses, mas envolvem todas elas um linguajar brejeiro, pouco digno do nosso blog e que não gostaria de ver aqui por minha culpa...
Sónia
Post Datum! Gostei.
evva
É a tradição espanhola... Há que aprender com a concorrência...
Sónia
Enviar um comentário