domingo, abril 26, 2009

Desconstruir a Estória

João Gouveia Monteiro acaba de nos brindar com uma lição rara de história na televisão portuguesa (Câmara Clara, RTP2). Muito assertivamente, desmontou as Crónicas do Condestabre e de D. João I («Ai são textos apologéticos?», perguntou uma assombrada Paula Moura Pinheiro) e não deu qualquer hipótese a D. Carlos de Azevedo, que não conseguiu articular um raciocínio credível. Desconhecia a defesa do tiranocídio, que D. Nun'Álvares Pereira terá bebido em João de Salisbúria, e não esperava ver um Bispo Católico pregar a justeza da 'sugestão' que D. Nuno terá feito ao Mestre de Aviz (para os mais esquecidos ou menos familiarizados com a história pátria, atirar da janela abaixo o Conde de Andeiro). Com toda a sinceridade (a que pode conter a minha profunda fé católica e inabaláveis convicções monárquicas), esperava muito mais de D. Carlos de Azevedo, pelo menos que me fizesse partilhar dos argumentos de 'santidade' da vida do Condestável.


Um momento alto de televisão, a rever numa das próximas madrugadas ou no site da RTP.



evva



P.S.; Lembrei-me de ti, clarinda, quando Road to nowhere, dos Talking Heads, encerrou o programa. Nem de propósito.

1 comentário:

clarinda disse...

Pronto, cá estou :)

Certeiro o que aqui dizes. Foi um excelente programa. A história bem fundamentada ganhou à fé naquele momento e o bispo, homem de cultura também, teve a humildade de se calar, mas num programa em que teria de dizer alguma coisa...foi dizendo...

Ai a música dos Talking Heads, não me canso da a ouvir.