quinta-feira, julho 16, 2009

Já estou mais descansada

«o bom leitor não é o que lê muitos livros, é o que chegou àquele estádio em que compra uma boa quantidade de livros que deveras lhe interessam deveras convencido que nunca os lerá. Dito de outro modo, o bom leitor é o que valoriza o livro que não leu, bem mais do que o livro conhecido: e valorizando-o, quer possuí-lo! (...) o bom leitor é aquele cujo desejo contribui para a proliferação dos livros ainda antes de contribuir para a sua própria elevação intelectual»


Abel Barros Baptista, 'A Ordem dos Críticos', Ler n.º 82, Julho 2009



Eu acrescentaria 'o bom leitor é aquele que contribui assiduamente para a proliferação da indústria das estantes'. Cá em casa é uma necessidade premente.
A revista Ler, cuja nova série não me deslumbrou por aí além, recomenda-se. E ainda vou na página 10. Continuo a não gostar dos cartoons do Pedro Vieira, mas não se pode ter tudo. A assinar e coleccionar.

evva

1 comentário:

Sónia Duarte disse...

Como me revejo nisto... infelizmente! Nisto há algo daquela hipocrisia de ser, como se costuma dizer, "católico não praticante".

Ler é preciso; comprar não é preciso! Os interesses editoriais não são os interesses da cultura, mesmo que, por vezes, possam coincidir.