segunda-feira, agosto 11, 2008

3º dia

Ontem não encontrei nada de jeito pra mostrar. Devia andar distraído com a guerra da Geórgia. Lá a competição tem custado a vida a muita gente… A trégua olímpica não serviu de nada.
Já houve uma vigília de atletas da Geórgia para apelar à paz, e duas atletas (uma Russa e uma da Geórgia) uniram as mãos pela paz na cerimónia de entrega das suas medalhas.



As coisas não correram bem para a Telma Monteiro no concurso de judo. Depois de ter investido todo o seu esforço e dedicação para este momento, depois de títulos europeus e de um segundo lugar no campeonato do mundo, teve de se contentar com o nono lugar. A alta competição também passa por momentos destes. Depois da desilusão, temos de nos levantar e recompor o espírito. A vida continua. A restante participação portuguesa continua, como dizia Artur Jorge, perfeitamente normal.



Apesar dos sucessos mais ou menos inesperados na natação feminina, a moral aqui nas ilhas tem sofrido alguns danos, sobretudo no que respeita à participação deste rapazito de 14 anos, Tom Daley, grande esperança do mergulho e mascote da delegação. Competiu no concurso de mergulho sincronizado em prancha de 10 metros junto com o colega Blake Aldridge. A dupla ficou em último lugar. Depois de tudo acabar, o seu colega veio dizer que a culpa do resultado não era sua. É feio… Não se faz…
No capítulo das novelas olímpicas uma pequena nota para a resolução do incidente que envolveu um nadador iraniano e um israelita.



A história bonita do dia foi a primeira medalha de ouro olímpica da história da Índia. Confesso a minha surpresa. Foi para Abhvinav Bindra no torneio dos 10m carabina de ar comprimido.





E os JO continuam a dar origem a fotos fantásticas. Deixo aqui duas que vieram do site da NBC. A estação comprou os direitos de transmissão dos JO nos EUA por uma pipa de massa.

Entretanto corre praí o rumor de que muito do fogo de artifício que vimos na cerimónia de abertura era falso. Eram efeitos visuais… vou ter de investigar…

Até à próxima

andré

4 comentários:

Esplendor disse...

E aquela fantástica final da estafeta masculina de 100m livres natação, com cinco selecções a nadar abaixo do record mundial e o record dos 100m batido logo na primeira estafeta não merece sequer uma notinha de rodapé? Para mim, o grande momento dos jogos.

evva

Esplendor disse...

Tem razão sim senhora. Mas já era tarde e eu estou a guardar para mais tarde um espaço para a natação. Espero redimir-me em breve.

andré

Esplendor disse...

Já agora, uma duvidazinha de algibeira: por que razão o hóquei em patins não é ainda uma modalidade olímpica?


evva

Esplendor disse...

O hóquei em patins foi modalidade experimental nos JO de Barcelona em 1992 mas não ficou já não me lembro porquê. Repara que, para além de Portugal, Espanha, Itália e Argentina, a expressão mundial do hóquei em patins é reduzida.

andré

PS: A medalha de ouro nos JO de 1992 em hóquei patins foi para a Argentina e Portugal ficou em 4º.