terça-feira, agosto 12, 2008

4º dia

Desta vez em versão um pouco mais sintética, aqui vão mais algumas notas sobre mais um dos JO de Pequim.
A situação na Geórgia parece poder vir a melhorar. Mas tal como S. Tomé, mantenho a prudência. Ver para crer.



Entretanto no cubo olímpico que já aqui foi mostrado antes, os recordes não param. Ontem, a estafeta dos EUA de 4x100 livres esmagou o recorde do mundo numa prova em que os três primeiros classificados terminaram abaixo do anterior recorde. Para quem poder rever, aconselha-se. A estrela dos campeonatos Michael Phelps (na foto do lado direito) já leva 4 medalhas de ouro mas só ficará contente quando chegar às 8 e assim ultrapassar o lendário e seu compatriota Mark Spitz, que nos JO de 1972 em Munique ganhou 7.
Entretanto a discussão em torno dos fatos da Speedo continua. Há uns dias atrás, em 2 artigos no Público, João Paulo Vilas Boas, professor catedrático em treino de alto rendimento na natação, contrapôs o valor dos fatos ao valor dos atletas que os vestem e relembrou que sem fatos as coisas seriam ainda mais complicadas. Para ler e pensar.



Por falar em performances notáveis, aqui vai uma pequena nota para o casal na foto, Gail Emms e Nathan Robertson, do Reino Unido, que venceram por 2 sets a 1, Gao Ling and Zheng Bo, da China, nos quartos de final da competição de pares mistos de Badminton. Quem conseguir, que veja o último set. Fabuloso!



Mas na China nada se perde, tudo se transforma, e a sua equipa masculina de ginástica foi direitinha até ao primeiro lugar do pódio que parecia que quase só ia servir para eles. Na memória fica o exercício de Chen Yibing nas argolas. Amanhã as meninas vão tentar repetir a dose, mas a competição no sector feminino promete ser bem mais renhida.





E as fotos do dia vão para duas modalidades colectivas. A primeira, o Andebol, não tem direito a cobertura por estas bandas. Já agora, e para quem ainda não reparou, os ingleses têm, em geral, melhores resultados nos desportos individuais do que nos colectivos. Eu tenho a minha explicação para o facto mas guardo-a para conversas de café.
A segunda foto é de basquetebol. A competição olímpica tem este ano algumas curiosidades. O campeão olímpico em título é a Amé…
É a Argentina, sim senhora. E o jogador mais alto é Ame…
É Chinês pois com certeza. Chama-se Yao Ming, mede 2,29 metros e está aqui na foto.

E a China lá continua à frente no número de medalhas. Veremos por quanto tempo.


andré

1 comentário:

Esplendor disse...

Por favor, tirem-me aqueles fatos aos nadadores da Amér... dos Estados Unidos! Quem disse que "sem fatos as coisas seriam ainda mais complicadas"? Desmancha-prazeres, é o que é... Mais fotos dos chuveiros, please!

Sónia