Cadeiras
" Em tempos idos, chamavam-se "cadeiras" - agora chamam-se disciplinas. Vejam como até uma cadeira pode ser um recurso didático inovador. Alguns usam o quadro interactivo como se fosse uma tela de projecção; Outros usam o "excel" para escrever texto; Outros usam embalagens de iogurte como se fossem godés, e azulejos e vidros como se fossem paletas. Outros usam os professores como se fossem arquitectos, designers, transportadores de material didático para a sala de aula... Outros usam arrecadações como se fossem salas de aula. Outros decoram as rotundas com pneus a fingir que são velas... Então, por que razão não haveria este professor de usar uma cadeira para esquadrinhar o desenho? Lá inovador é - TIC é que não se vê em nenhum lado da sala de aula. Oferecem computadores aos alunos (e as salas continuam a vê-los passar). Exigem que as aulas recorram às TIC e esquecem-se de um simples esquadro (para o quadro)! Mas nós é que vamos ser avaliados pelos recursos inovadores que usamos (incluindo as TIC)... Será este um excelente professor ou será que apenas está a transmitir aos seus alunos uma imagem de pouca exigência e de excessiva tolerância para com as condições de trabalho? Continuemos assim e estaremos a ensinar às moscas como se fossem alunos. Não acham que antes de se falar em "metas" e "objectivos", ainda há muita "meta" e muito "objectivo" por alcançar?
Se aquela cadeira estivesse na minha mão... E se alguém, que só eu sei, passasse à frente... Dava-lhe o lugar."
(Paulo Duarte)
Sónia
1 comentário:
Para os próximos dias, eu queria mesmo era um computador livre para registar faltas e notas e uma impressora que não encravasse sempre que tento imprimir a pauta.
E que me deixassem, por favor, sair da escola antes das nove da noite.
evva
Enviar um comentário