sábado, fevereiro 16, 2008

Do Orgulho e da Inveja

Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard
(França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 84, detalhe)

O Orgulho embevecido.
Montado num nobre e vigoroso leão, o cavaleiro contempla a sua própria beleza reflectida num espelho. Em baixo, o diabo, grossa corrente azul com uma maça dourada e pontiaguda envolvendo o pescoço, aponta para a vaidosa sociedade humana: homens e mulheres exibem a sua superioridade.




Livro de Horas (c. 1475) de Robinet Testard
(França, 149 x 107 mm, M. 1001, fol. 86, detalhe)


A Inveja queima, envenena e dói.
O invejoso cavalga, exibindo-se, com um corvo nas mãos. Na cena inferior, o diabo amarelo aponta três homens que murmuram, corroídos de inveja, a riqueza do burguês. O princípio da inveja, Tomás de Aquino dixit, é impedir a glória alheia, que é o que entristece o invejoso, o que faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele; disfarçadamente, pela murmuração, ou abertamente, com a detracção.

evva

3 comentários:

Anónimo disse...

queremos mais queremos mais


Joana

Esplendor disse...

Amanhã, talvez.
Como disse a Sónia, acabou a esgotante semana de trabalho e o fim-de-semana deveria ter cinco dias para conseguir corrigir as dezenas de testes que aqui tenho à frente, acabar de digitalizar a avaliação dos planos de recuperação imanada da última reunião intercalar, preencher a tonelada de papéis para entregar aos Encarregados de Educação na reunião da próxima quarta-feira à NOITE e ler mais uma vez o novo estatuto do aluno para conseguir perceber por que razão não posso excluir da frequência um aluno pouco assíduo cuja mamã, que não vem à escola apesar de convocada semanalmente, justifica todas as faltas com 'dor de dentes' e coisa que o valha, apesar da criaturinha andar por lá a saltitar no recreio e que ainda esta semana teve faltas disciplinares. E pensar na melhor maneira de resumir este novo estatuto do aluno aos Encarregados de Educação. Ah, e ainda ter tempo de trabalhar na comunicação do Congresso de Santiago.

evva

Esplendor disse...

Eh Eh Eh
Ó Joaninha
Tu és tão mazinha

andré