sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Telectu

A propósito do meu último "post", lembrei-me de que a maioria das pessoas talvez só associe o Vítor Rua à fundação dos GNR. Para mim, ele é e merece ser sobretudo os Telectu  (junto com Jorge Lima Barreto). À música deles já lhe chamaram muita coisa: música mimética, música improvisada, jazz de vanguarda, música minimal... e acho que, a verdade é que não sei se alguém sabe exactamente o que lhe chamar, nem se vale a pena preocuparem-se com isso. Para saberem mais sobre o duo acedam ao weblog do Vítor Rua:

http://homepage.mac.com/vitor.rua/iblog/index.html




filmado por Ilda Castro, concerto ao vivo no "maxime", Lisboa 2007

Sónia

6 comentários:

Esplendor disse...

Fixe! Já estou na perseguição.
Check this out:

http://brainwashed.com/godspeed/
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=125114977
http://www.myspace.com/19875918793804

andré

Esplendor disse...

Se gostaste, tenho uma raridade para te gravar: "Telefone (live in Moscow)" - não consigo usar o alfabeto cirílico nestas caixas de comentários... .Foi o primeiro LP português editado em Moscovo e escapa de tal forma às normalizações que nem cabe na estante junto com os outros discos... Comprei-o por tuta e meia na feira do coleccionador na festa do Avante. Havia alguns exemplares completamente novos - ainda tinham o "preservativo" e tudo. Foi chegar a casa tirar o plástico e disfrutar de um som impecável! A propósito, estes gajos não falham uma (Festa).
Todos os anos lá estão no auditório Primeiro de Maio (o melhor palco!) e sempre com convidados de primeira linha. Quando voltares para outro chazinho com scones, lá terás um "clone" à tua espera.
Entretanto, vou seguir as tuas pistas.
Obrigada!

Sónia

Esplendor disse...

Um apontamento pessoal: conheço o trabalho de Vítor Rua desde a escola primária, no Colégio Vieira de Castro. A minha professora, Lúcia Rua, era (e continua a ser, espero) irmã dele. Os GNR estavam então a dar os primeiros passos. Estou a ficar velha!
Acompanhei irregularmente a carreira de Vítor Rua nos últimos anos, mas a última experiência, no Teatro S. João, foi inesquecível.

evva

Esplendor disse...

Vejo-o todos os anos na Festa, mas não o reconheci naquele dia, vê lá tu! De qualquer forma o esclarecimento não era dirigido aos "esplendores", guapa!

Sónia

ilda teresa castro disse...

olá: obrigado pelas vossas palavras sobre mim e Telectu...
também eu gostava de ter esse LP dos Telectu "Telephone", pois esgotou e nem eu tenho...
(nota: a Lúcia é minha cunhada:)

abraços e beijinhos a todos deste blog e um BOM NATAL E FELIZ ANO NOVO!

Vítor Rua

Esplendor disse...

Respondo já muito tarde a este comentário, mas espero que ainda chegue ao Vítor Rua.
Obrigada pela simpatia e pela música! Vou guardar o "Telephone" com ainda mais cuidado e carinho! Espero continuar a reencontrar os Telectu em Setembro no palco do costume...

Sónia