quarta-feira, dezembro 03, 2008

Em Silves

Segue o texto de outro folheto distribuído pelos professores durante a greve de hoje:


Caríssimos pais e encarregados de educação:

- Os professores não estão em luta por aumentos salariais, menos horas de trabalho, mais dias de férias, facilidades de progressão na carreira, melhores condições de reforma ou quaisquer outros benefícios para a sua vida profissional.

- Os professores estão em luta porque consideram que as actuais políticas educativas do ministério da Educação para os males do ensino encontram apenas dois tipos de resposta: mais burocracia e facilitismo.

- Os professores consideram que a actual equipa ministerial quer aplicar à "avaliação dos professores" a mesma fórmula com que resolveu baixar, num par de anos, o insucesso nas provas de aferição e nos exames nacionais: baixar o grau de exigência!
Deste modo, os professores exigem o direito a ser avaliados, mas por um modelo que promova e premeie a excelência e que ajude a detectar e resolver os problemas que possam existir dentro da carreira docente.

- Os professores compreendem e reconhecem as implicações que este dia de greve tem sobre os seus alunos e respectivas famílias, mas, como pessoas responsáveis que somos, consideramos que bem pior seria continuar a pactuar com uma política que está a destruir a credibilidade do ensino público português.

Atenciosamente, pedindo compreensão para os motivos da nossa indignação pessoal e profissional,

Os professores em greve no Concelho de Silves

P.S. - O presente texto foi fotocopiado sem recurso a quaisquer fundos da escola, tendo sido suportado exclusivamente com dinheiro dos professores.

Com o meu agradecimento a quem o fez e a quem mo fez chegar!

Sónia

(P.D.: só uma sugestão - nos dias que correm, prefiro "post datum" a "post scriptum"; bem sei que é preconceito, mas ninguém é perfeito...)



Sem comentários: