sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Casamento II

Tudo o que gostaria de dizer sobre o assunto, foi escrito aqui pelo Eduardo Pitta. Quanto ao direito de adopção por casais homossexuais, que, ao contrário do casamento, tem sido apenas referido ao de leve, e correndo o risco de me repetir, nada tenho a acrescentar ao que escrevi no Alias: «Perdoem-me todos os que comigo discordam, mas considero a oposição à possibilidade de homossexuais adoptarem crianças um mero preconceito. Sou totalmente a favor. Casais homossexuais há que seriam melhores educadores que muitos casais 'tradicionais'. Por acaso as instituições responsáveis pela adopção questionam a orientação sexual dos futuros pais? E não há por aí tanto homossexual reprimido a ficcionar uma família tradicional e a projectar nos filhos as suas frustações? O que importa para uma criança é crescer rodeada de afecto sincero e respeito mútuo, numa família equilibrada. Quantos casais tradicionais aparentemente felizes e estáveis são, se aprofundarmos, disfuncionais? Acabe-se de vez com o preconceito de que um homossexual projecta a todo o momento a sua orientação sexual sobre os demais e haja coragem para um esforço legislativo que nos obrigue a todos a tirar a máscara do cinismo, do falso moralismo e do politicamente correcto».

Tenho dito.

evva

P.S.: Com pena minha, todo este alarido, e muito por culpa de quem nos governa, não me parece que vá mudar seja o que for.

P.S.2: E volto a repetir o termo 'preconceito' com toda a convicção.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se este não muda, então é evidente que nunca vai mudar. Porque, de certeza, não será a Direita a mexer uma palha no assunto...

Esplendor disse...

Pois, infelizmente não. A direita liberal, inclusive, neste tipo de questões é mais do que conservadora.

evva

Esplendor disse...

Caro Filipe,
Isto vindo de si... Então já se esqueceu que o casamento é uma instituição tardo-medieval? Vou ter que procurar o artigo do P. Marques para lho emprestar ou, então, consulte as disposições do Concílio de Trento (1545-1563. Quando me refiro a 'preconceito' homofóbico, pretendo realçar que, ao recusar o direito dos homossexuais no acesso à instituição matrimonial, estamos a impedir o acesso a direitos jurídicos (hereditários, pensões de sobrevivência, etc), como bem referiu Eduardo Pitta, de uma parte considerável da população (mais considerável do que julga). Sob que argumento? Uma antiga, muito antiga mesmo, disposição do direito romano, mais tarde adoptada pelo direito canónico, de que só um homem e uma mulher podem auferir desse direito contratual. Explique-me, portanto, se não tenho o direito de considerar um 'preconceito' este tipo de atitude, se bem que tenha consciência de que a sua opinião é a de que, ao legislar-se nesse sentido, apenas se esteja a agudizar o preconceito. Mas não acredito, chegou o momento de se institucionalizar o casamento e o direito de adopção por homossexuais. E não se trata da velha questão 'poderá a lei regenerar os costumes?', porque os costumes já estão suficientemente alterados, só não vê quem não quer.
evva

Esplendor disse...

Li, em tempo oportuno, o que disseram os blogs de direita sobre o assunto e só não comentei porque não me apeteceu muito estar a chover no molhado. A direita, nesse aspecto, é retrógada, preconceituosa e sem remédio.

evva