sexta-feira, novembro 28, 2008

Questões pertinentes

«Unânimes... pelas ditaduras de Kim e Castro


O PCP vai reunir em congresso, a partir de amanhã, para aprovar umas Teses que defendem isto:

E isto:

E mais isto:

"A contribuição da URSS e, posteriormente, do campo dos países socialistas, para os grandes avanços de civilização verificados no século XX foi gigantesca." (1.4.1.2)
E ainda isto:
"A caminhada da humanidade para o socialismo e o comunismo sofreu profundos reveses no findar do século com a destruição da URSS e as derrotas do socialismo no Leste da Europa." (1.4.1.3)

Leio que estas Teses foram aprovadas por unanimidade no Comité Central comunista. Pasmo com esta unanimidade: como é possível que deputados prestigiados como Agostinho Lopes, António Filipe e Honório Novo, autarcas de mérito como Ruben de Carvalho e Rui Sá, sindicalistas combativos como José Ernesto Cartaxo e Maria do Carmo Tavares, o ex-secretário-geral do partido, Carlos Carvalhas, e até um poeta como Manuel Gusmão possam subscrever parágrafos como os que acima transcrevi? Que partido é este que sacrifica o debate interno à regra da unanimidade em defesa de modelos ditatoriais, verdadeiras perversões do ideal socialista?

Pedro Correia»

evva (sublinhados meus)

2 comentários:

Esplendor disse...

Pura desinformação quanto à falta de democracia interna: o facto de as tese serem aprovadas no Comité Central significa tanto, em termos de aprovação final, como o facto de terem sido aprovadas por uma Comissão Concelhia ou uma célula de empresa ou qualquer outro colectivo. Todos os organismos (desde os de bases aos organismos centrais) votam o PROJECTO de teses e reencaminham para a Comissão de Redacção do Congresso as suas propostas de alteração, para que, depois de reformulada a versão final, esta seja votada pelos delegados eleitos ao Congresso por cada organismo. Isto quanto à falta de democracia interna. Quem me dera a mim que funcionassem assim as escolas deste país, para já não falar do próprio Estado...
Quanto ao conteúdo, é prática frequente no PCP que o documento final seja significativamente diferente do inicial. Estarei no congresso. Quando regressar farei, já mais informada sobre o que se votou ou não votou, uma "defesa da honra".

Sónia

Esplendor disse...

Ok,
vou esperar pelo documento final. Sentada.

evva

P.S.: Mas as questões colacadas foram dirigidas a membros do Comité Central, que, segundo creio, assinaram a moção para o Congresso, não?