sábado, maio 20, 2006

O DESÍGNIO NACIONAL DO MOMENTO



É curioso ouvir no Expresso da Meia Noite da SIC Notícias (agora disponível em Podcast), e em muitos outros lugares, subvalorizar o peso do Futebol no recente fenómeno da adesão aos símbolos nacionais do hino e da bandeira. Como se o Desporto, neste caso o Futebol, fosse pouco relevante na explicação do fenómeno.
Desafio qualquer pessoa a tentar encontrar um acontecimento social capaz de mobilizar pessoas com tal profundidade como o Desporto. É certo que o Futebol consegue ser, mais do que qualquer outra modalidade, uma actividade de massas, mas a identificação com uma causa ou com os valores de uma instituição (o clube é a mais popular neste sector) é algo que encontramos, diria eu, em quase todas as modalidades desportivas.
O Desporto é hoje a forma mais intensa de ligação à nossa antiguidade, à caça, ao combate, à guerra, à violência. O Desporto é, em muitos aspectos, a sublimação da nossa animalidade.
E para além do mais, é hoje provavelmente o mais poderoso álibi para realização de actividade física. Depois de sairmos dos campos e do mar, depois de nos termos tornado eminentemente sedentários, o Desporto é, em muitos sentidos, a melhor forma de lidarmos com o nosso corpo, com o nosso físico, com uma parte importante da nossa essência.
Voltando ao Expresso da Meia Noite, eu estou como o jornalista da revista Sábado, em transe à espera do Campeonato do Mundo. Campeonato do Mundo. Futebol. Alemanha. Selecção Nacional. Cristiano Ronaldo. Ronaldinho Gaúcho. Beckham. Livre directo. Fora de jogo. Golo…

andré

Sem comentários: