domingo, maio 28, 2006

A seguir atentamente

A querelle 'O Estado Novo não foi um regime fascista', n'O Insurgente:

«Vital Moreira está preocupado com o terreno que tem vindo a ser ganho nos últimos tempos por leituras históricas da I República e do Estado Novo que fogem à cartilha de propaganda pseudo-historiográfica esquerdista que dominou o tratamento oficial desses temas desde o 25 de Abril de 1974 até muito recentemente.

No topo da lista de preocupações de Vital Moreira, a avaliar pelo título do post, está aparentemente a desconstrução do mito propagandístico segundo o qual o Estado Novo teria sido fascista. A verdade é que, por muito que isso custe ao imaginário revolucionário de Vital Moreira, o fascismo nunca "existiu" em Portugal, pelo menos enquanto ideologia dominante no aparelho de Estado. A menos, claro, que a definição de "fascismo" de Vital Moreira seja de tal modo caricatural que inclua todos quantos se posicionam à direita de marxistas, neo-marxistas e sociais-democratas.

É compreensível o desconforto de Vital Moreira quando se vê confrontado com uma crescente contestação aos dogmas em que assenta a mitologia construída em torno do 25 de Abril mas será melhor ir-se habituando. Três décadas são tempo suficiente para que se comece a desmontar a propaganda e a combater a ignorância. Por muito que isso custe a quem gostaria de poder continuar a moldar sem contestação a história para a utilizar como instrumento de propaganda política.»

Por André Azevedo Alves, um dos mais esclarecidos da blogosfera.

evva



Adenda: ler também no Tugir o post 'Pontos nos i, os revisionismo da história portuguesa', sugestão de 'O Estado novo não foi um regime fascista 2', e os posts que se lhe seguiram.

Sem comentários: