domingo, maio 28, 2006

PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA


A 28 de Maio de 1926, estes senhores montados em cavalos, e mais uns outros tantos, cavalos ou a cavalo, empurraram um país à deriva, que era o nosso, para um dos mais profundos abismos da sua história, o Estado Novo do senhor ministro das finanças.
Se o senhor era ou não fascista (o historiador inglês Eric Hobsbawm no seu livro "A Era dos Extremos", diz que não era) é absolutamente irrelevante. O senhor professor catedrático de finanças retirou-nos a liberdade, manteve-nos pobres, subdesenvolvidos, analfabetos, mas ordenados, quietinhos, "bem comportados". Sim, se não tivesse havido 25 de Abril, provavelmente este blog não existiria. Provavelmente…
Hoje o Público trás uma reportagem interessante sobre o 28 de Maio. Coitado do general Carmona, tão bem intencionado que ele era. Mas o povo já diz há muito que "de boas intenções …".

Ainda bem que hoje podemos discutir a retórica conservadora de direita e a sua homónima panfletária de esquerda. Eu cá não me importo nada. Discutamos então. É sinal de que somos livres para o fazer. Livres. Percebem?…

andré

Sem comentários: